-
-
-
Artigos recentes
Comentários recentes
- Tomás Canto Moniz em Pague menos IMI
- Ana Soares em Comparador de preço de Seguro automóvel
- João Figueiredo em Pagar menos IMI em 2016
- gabriel pereira fernandes em Pague menos IMI
Há um grande número de pessoas que para comprarem um carro tem que recorrer ao financiamento. As opções mais comuns para financiar a compra de um automóvel são o crédito automóvel, o leasing e o aluguer de longa duração (ALD). Cada uma destas opções tem as suas características e especificidades, que tornam difícil encontrar a melhor opção, normalmente a mais barata.
Um dos fatores que mais condiciona a escolha da modalidade de financiamento automóvel mais adequada depende da importância que dá ao facto de ser logo dono do carro e da garantia a conceder ao banco.
Num crédito automóvel, o banco não entra no negócio do carro, fica à margem, contribuindo com o empréstimo do dinheiro.
No leasing e ALD é a instituição bancária que adquire o carro, fazendo depois um arrendamento ao cliente, através de uma mensalidade. Assim, o automóvel não fica logo em nome do consumidor. Este poderá, contudo, no final do contrato comprá-lo pelo valor residual negociado. Estas duas modalidades diferem essencialmente na obrigação ou não de comprar o carro no final do prazo. No ALD o cliente é obrigado a comprar o carro, sendo que juntamente com o contrato de ALD, também é assinado um contrato-promessa de compra e venda.
A vantagem do Leasing é que dá ao cliente a possibilidade de tomar a decisão de aquisição apenas no final do contrato.
Comparando estas duas modalidades com o crédito automóvel, saem em vantagem por beneficiarem de taxas de juro mais baixas. O ALD e o Leasing têm ainda a vantagem, face ao crédito, de isentarem de imposto de selo sobre a abertura do processo e sobre os juros do empréstimo.
Qualquer que seja a forma de financiamento que possa vir a escolher, o imposto único de circulação e a inspeção periódica do automóvel ficam sempre a cargo do cliente.
Independentemente da forma de financiamento, todas as instituições disponibilizam taxas de juro variáveis ou fixas, sendo que, em regra, as primeiras atingem valores um pouco mais reduzidos.
Para conseguir as melhores mensalidades, há alguns cuidados a ter. Primeiro deve fazer uma boa negociação com o stand onde pretende comprar o carro. Quanto menor o preço melhor condições vai obter. Depois de fechado o preço poderá avançar para a procura e negociação do financiamento. Deverá começar sempre pelo seu banco pois se tiver outros produtos, poderá ter vantagens e conseguir melhores taxas de juro. Uma boa estratégia é pedir simulações junto de outras instituições e apresentá-las na negociação.
Mas voltamos a referir o facto de que simular o financiamento automóvel é importantíssimo. Cada instituição bancária dispõe dos seus próprios simuladores que poderá usar isoladamente. Outros sites disponibilizam informação frequente de produtos financeiros que lhe permitem estar a par das várias novidades e promoções do mercado.
No entanto a DECO disponibiliza um simulador em que é possível para estas três modalidades, obter a simulação para várias instituições bancárias.
O simulador permite ainda ver em detalhe 5 das propostas e comparar facilmente as várias opções de cada uma. Sugerimos por isso que use este simulador para encontrar a melhor proposta de financiamento automóvel.
Simulador de Pensõesfinanciamento automóvel