-
-
-
Artigos recentes
Comentários recentes
- Tomás Canto Moniz em Pague menos IMI
- Ana Soares em Comparador de preço de Seguro automóvel
- João Figueiredo em Pagar menos IMI em 2016
- gabriel pereira fernandes em Pague menos IMI
Já é possível começar já a calcular o IRS através do Simulador do IRS a entregar em 2017 (simulador IRS 2017) relativo aos rendimentos de 2016 e apoiar os utilizadores na decisão de entrega conjunta ou separada da respetiva declaração anual de IRS.
No âmbito das alterações previstas no Orçamento do Estado para 2017, são algumas as alterações previstas no âmbito do IRS. Entre elas a declaração automática, pois o fisco esta a preparar uma declaração de rendimentos provisória para trabalhadores dependentes e pensionistas que se converte em definitiva caso o contribuinte não se manifeste dentro de determinado prazo.
Os casados vão ter duas versões, tributação separada e conjunta, se nada disserem, será validada a separada. Passa a haver um único período de entrega das declarações para todos, entre 1 Abril e 31 de Maio, independentemente do tipo de rendimento.
Este ano são mantidas as taxas mas atualizam-se ligeiramente dos escalões de IRS, em linha com a inflação. Rendimentos: até 7091 (antes era 7.035); de mais de 7091 até 20.261 (20100); de 20.261 a 40.522 (40.200); de 40.522 a 80.640 (80.000); acima de 80.640.
Com o fim gradual da sobretaxa ao longo deste ano, em função dos escalões de rendimento vai reduzir a fatura do IRS a pagar pela generalidade dos contribuintes. Para a maioria dos contribuintes deverá haver um alívio no IRS, mas pode saber exatamente como será o seu caso pessoal recorrendo a um simulador de IRS 2017 que disponibilizamos no link em baixo.
Este simulador IRS 2017 tem um formato bastante simples e útil e permite aos contribuintes perceberem ao longo do ano como está a sua situação em termos de IRS, podendo talvez antecipar se haverá direito a um reembolso no próximo ano ou não.
O simulador IRS 2017 permite calcular de forma prática o valor de IRS a receber/pagar, para os contribuintes que tenham rendimentos das categorias A (trabalho dependente), B (trabalho independente), E (capitais), F (prediais), G (incrementos patrimoniais) e H (pensões), contemplando ainda rendimentos obtidos no estrangeiro e não residentes, sem esquecer que incorpora as diferentes regras aplicáveis a contribuintes do Continente, da Madeira, dos Açores ou no Estrangeiro.
Recorde-se que este simulador é referente aos rendimentos auferidos pelos contribuintes durante o ano de 2016 e que estarão presentes na declaração anual que será entregue em 2017.
Entre aqui para simular o seu caso e saber se vai pagar mais ou menos impostos