-
-
-
Artigos recentes
Comentários recentes
- Tomás Canto Moniz em Pague menos IMI
- Ana Soares em Comparador de preço de Seguro automóvel
- João Figueiredo em Pagar menos IMI em 2016
- gabriel pereira fernandes em Pague menos IMI
Já é possível começar já a calcular o IRS através do Simulador do IRS a entregar em 2016 (simulador IRS 2016) relativo aos rendimentos de 2015 e apoiar os utilizadores na decisão de entrega conjunta ou separada da respetiva declaração anual de IRS.
Para já o único simulador disponível encontra-se no site da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN) que pode ser utilizado por todos os contribuintes.
Este simulador tem um formato bastante simples e útil e permite aos contribuintes perceberem ao longo do ano como está a sua situação em termos de IRS,podendo talvez antecipar se haverá direito a um reembolso no próximo ano ou não.
Recorde-se que este simulador é referente aos rendimentos auferidos pelos contribuintes durante o ano de 2015 e que estarão presentes na declaração anual que será entregue em 2016.
A partir de 2015 a taxa do IRS passou a variar de acordo com a dimensão do agregado familiar, passando a ter em conta os filhos dependentes até aos 25 anos e ascendentes, traduzindo-se numa tributação mais justa em que, para aferir a capacidade contributiva, se olha não só para o rendimento mas também para o conjunto das pessoas que sustenta.
Este ano, a medida abrange um milhão e trezentas mil famílias, tendo a maioria um ou dois filhos. As famílias numerosas abrangidas são cerca de 78.600.
Interessante é também o fato que no referido site está disponível uma brochura de 20 páginas sobre IRS 2015 – DOCUMENTO EXPLICATIVO na qual se procura ajudar as famílias a preencher o IRS rentabilizando as deduções fiscais existentes.
Entre aqui para simular o seu caso e saber se vai pagar mais ou menos impostos