-
-
-
Artigos recentes
Comentários recentes
- Tomás Canto Moniz em Pague menos IMI
- Ana Soares em Comparador de preço de Seguro automóvel
- João Figueiredo em Pagar menos IMI em 2016
- gabriel pereira fernandes em Pague menos IMI
O simulador de IMI serve para ajudar os consumidores a perceber se o valor da avaliação das suas casas está correcto ou contém erros e deve por isso ser contestado junto das Finanças. O imposto municipal sobre imóveis (IMI) substitui a contribuição autárquica desde dezembro de 2003. Incide sobre o valor patrimonial tributário da casa. É pago pelos proprietários de imóveis.
O valor patrimonial tributário é calculado com base em vários critérios: o valor de construção por metro quadrado, a área bruta, a localização, a qualidade e conforto, e a idade do imóvel. O valor do imóvel para efeitos fiscais é revisto pelas Finanças a cada três anos. No entanto, dois destes critérios – a idade do imóvel e o valor de construção por metro quadrado – não estão a ser atualizados automaticamente pelas Finanças, o que em muitos casos leva o contribuinte a pagar mais IMI do que deveria.
Antes de avançar para a simulação, deve estar preparado com caderneta predial. Se não a tem de momento, pode descarregá-la gratuitamente no Portal das Finanças.
Caso conclua, através do simulador, que compensa reclamar o valor da avaliação ou pedir a actualização dos dados do imóvel, tem de pedir às Finanças a atualização do valor patrimonial tributário. Antes, confirme se não houve alterações nos outros coeficientes, como o de localização. Para isso, consulte o SIGIMI. O pedido de atualização é gratuito. Preencha o modelo 1 do IMI e assinale o campo 13 “Pedido de avaliação” no motivo do pedido. Depois, só tem de entregar o impresso nas Finanças da área do imóvel.
Este simulador de IMI server para perceber se o valor patrimonial está desajustado da realidade e se podem poupar na conta do IMI pedindo uma atualização dos dados. A simulação permite descobrir se há um desfasamento no valor do IMI. Caso a simulação resulte num valor de IMI a pagar inferior ao valor da caderneta predial (atualizada), poderá compensar pedir a reavaliação do IMI.
PaguemenosIMI