-
-
-
Artigos recentes
Comentários recentes
- Tomás Canto Moniz em Pague menos IMI
- Ana Soares em Comparador de preço de Seguro automóvel
- João Figueiredo em Pagar menos IMI em 2016
- gabriel pereira fernandes em Pague menos IMI
A posse de um automóvel implica muitos mais custos que o da simples aquisição do veículo. Há uma série de despesas que o proprietário incorre ao longo do tempo em que possui e utiliza o automóvel. Ser proprietário de um veículo automóvel não é propriamente barato. Mesmo um carro pequeno aumenta substancialmente as suas despesas mensais.
Os custos associados à posse e utilização de um veículo são o conjunto dos fatores que somam para totalizar os encargos permanentes e de utilização de um automóvel.
Podem-se dividir os custos associados ao automóvel em dois tipos, os custos operacionais e os custos de propriedade.
Custos Operacionais: São os custos variáveis que dependem da utilização variável do automóvel e dependem das distâncias que percorre, do consumo e preço de combustível, do que gasta em serviços e reparações, parques, portagens, troca de pneus, multas, lavagens, etc.
Custos de Propriedade: São os custos fixos e que são em geral mensalmente estáveis. Os custos fixos dependem da classe e gama do veículo, e onde se encontram registados. Incluem-se nestes custos os de licenças e os financeiros – créditos, seguros, inspeções, impostos e de desvalorização.
A decisão de adquirir um carro deve ser tomada depois de ponderar o seu custo no orçamento familiar. Além do preço de compra, importa considerar os encargos com a sua manutenção que podem também vir a pesar nas despesas familiares.
O carro pode ser pago a pronto pagamento ou com recurso ao crédito. É importante não esquecer que a opção pelo crédito terá impacto no orçamento familiar durante os anos em que estiver a ser pago esse empréstimo.
A compra de um carro implica contratar um seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel. Pode também usar o nosso simulador para simular o seguro automóvel.
Mas é possível ter uma ideia concreta de todos esses custos. Para isso poderá usar um simulador de custos automóvel para ter uma noção aproximada desses custos.
Os veículos têm uma série de despesas cujas periodicidades variam bastante, e por norma as pessoas não contabilizam uma série de despesas que vão pagando esporadicamente. Aceda ao simulador para fazer esses cálculos.
O simulador entra com os custos de aquisição, seguro automóvel, IUC, inspecção periódica, combustíveis, reparações, parques, portagens, multas, lavagens, etc…
Simulador de custos do Automóvel