-
-
-
Artigos recentes
Comentários recentes
- Tomás Canto Moniz em Pague menos IMI
- Ana Soares em Comparador de preço de Seguro automóvel
- João Figueiredo em Pagar menos IMI em 2016
- gabriel pereira fernandes em Pague menos IMI
A Candidatura ao Ensino Superior público é feita anualmente através de um concurso nacional organizado pela Direção-Geral do Ensino Superior. O concurso nacional realiza-se no final do ano letivo e organiza-se em três fases, nos termos do calendário anualmente aprovado.
A candidatura ao concurso nacional, em 2016 é apresentada exclusivamente através do sistema online.
Na Candidatura ao Ensino Superior apresentada através do sistema online, o estudante deve preencher o formulário de candidatura disponibilizado no sítio da Internet da DGES, “submeter” a candidatura e imprimir o respetivo relatório, o qual serve de recibo.
Se pretender beneficiar de algum dos contingentes especiais ou requerer a utilização de exames estrangeiros tem de entregar a respetiva documentação nos Gabinetes de Acesso ao Ensino Superior, acompanhada do relatório comprovativo da apresentação da candidatura através do sistema online.
Através do Simulador de Candidatura ao Ensino Superior podes simular a tua candidatura ao concurso nacional de acesso ao ensino superior público de forma fácil. Este serviço disponíbiliza toda a informação necessária para a escolha de um curso de Ensino Superior público, com a possibilidade de simular a nota de candidatura.
Para simular a candidatura ao ensino superior tem que indicar os pares instituição/curso a que pretende concorrer e transcrever os seguintes dados da “Ficha de Classificações para Acesso ao Ensino Superior” que lhe será entregue pela escola secundária onde realizar os exames (ficha ENES):
• O código do curso de ensino secundário e a respetiva classificação final;
• A identificação da escola que emitir a ficha ENES, a data de emissão da ficha e o código de ativação para a candidatura online;
• Opcionalmente, as classificações que obteve nos exames do ensino secundário válidos como provas de ingresso.
Poderá ainda ter de indicar a sua situação relativa aos pré-requisitos que realizar caso sejam exigidos pelos cursos de ensino superior a que se candidata.
O Simulador de Candidatura baseia-se na informação que consta no Guia da Candidatura do Ensino Superior Público de 2016 (N.º 108).
A informação a indicar no simulador está bem explicada e inclui: notas do secundário, exames nacionais que realizou este ano, a fase de exames em que os realizou e as respetivas classificações, os seus contactos, nacionalidade, e concelho de residência, as suas opções de candidatura, os pares instituição/curso a que pretende concorrer, num máximo de 6, os pré-requisitos, caso necessário. Muita desta informação está disponível na Ficha de Classificações para Acesso ao Ensino Superior (ficha ENES) fornecida pela escola secundária onde realizar os exames.
Depois de comprovar os dados e clickar em simular, é indicada informação da data de submissão e é atribuído um número. No caso da simulação o documento não tem qualquer validade, mas quando submeter a sua candidatura real deve imprimir ou guardar uma cópia do recibo para ficar com um comprovativo da mesma.
Simulador Candidatura